I BTT Teivas - Viseu

Enquanto o corpo não me deixa treinar/competir como gostaria (necessitaria!) vou procurando alimentar o vício com outras coisas.
Nos últimos tempos, entre outras - poucas - coisas, tenho andado a passear de BTT pelos montes que rodeiam Viseu.
Numa dessas voltas fui desafiado por um camarada a participar numa prova que se iria realizar pela primeira vez, o I BTT de Teivas.


Domingo de manhã, bem cedinho e pela fresca, lá fui eu até Teivas (a cerca de 10 kms de minha casa) para, com o David e o Pedro, integrarmos o (pequeno) pelotão que iria realizar os cerca de 40 kms da prova.
A prova teve pouca adesão mas, sendo a primeira edição, tem muito tempo para crescer.
O percurso era variado - estradões, single tracks, descidas e subidas técnicas, tinha de tudo um pouco, com muito pouca estrada como se pretende - estava bem marcado (salvo uma ou outra rara excepção) e tinha um nível de exigência que faz perceber porque lhe chamaram prova e não passeio.


A organização esteve bem, havendo naturalmente algumas melhorias a realizar, principalmente se o pelotão engrossar como se espera.
A nossa táctica para a prova passava por nos divertirmos no percurso, não nos magoarmos e tentar fugir aos últimos lugares da "classificação".
Conseguimos cumprir a táctica, ainda que o último ponto só a partir do meio da prova é que foi possível realizar... :-)
No final esperava-nos uma mesa bastante completa de petiscos que souberam lindamente após o esforço dispendido.



Foram cerca de 40 kms com 750 D+, cumpridos em 2h 25min. A classificação, que para o caso é pouco importante, foi interessante - 10.º, 11.º e 12.º lugar da geral - com o David a fazer uma ponta final (os últimos 5 metros) incrível e a conseguir entrar no Top 10. :-)



Num ano normal teria agora pela frente 2 desafios de corrida - Meia Maratona de Viseu, no dia 25 de Setembro e Meia Maratona de Ovar, no dia 2 de Outubro - mas, este ano o mais provável é que não as faça. Vamos ver o que o corpo quer...

Comentários