Meia Maratona do Dão - Viseu, 2014

Hoje foi dia da "Corrida da Emoção". Viseu engalanou-se para receber a 1.ª Meia Maratona do Dão.


"Substituindo" a Meia Maratona das Vindimas, organizada há muitos anos pelo G. D. "Os Ribeirinhos", esta 1.ª Meia Maratona foi o culminar da Festa das Vindimas e contou com a organização da GlobalSport.
Além da Meia Maratona esta festa contou com a Mini Maratona (10 km) e a Caminhada (5 km), sendo esta última fundamental para "encher" a cidade (5.000 participantes nas três actividades).

Depois de alguns dias chuvosos foi com alegria que vimos o sol brilhar de o que tornou esta manhã (ainda) mais agradável.
Esta Meia Maratona teve muitos aspectos positivos, nomeadamente o facto de ter dinamizado a cidade em torno do Desporto e de ter tido a coragem de fechar (literalmente) a cidade ao trânsito nesta manhã.
Contudo, a escolha do percurso foi, para mim, desajustada. Eu percebo a opção de fazer a prova passar pelas zonas turísticas da cidade (Rua Direita, Rua Formosa, Adro da Sé, etc.) mas, esta opção, obrigou-nos a fazer muitas subidas e, principalmete, a correr muitos kms em "pavê".


Relativamente à prova em si, dado que o volume (e a intensidade) do treino não me permitiram grandes aventuras, comecei com calma. Há medida que os kms foram passando eu fui-me sentindo bem e "apertei" um  pouco o andamento. No final fiquei não só satisfeito como surpreendido com o resultado alcançado.


Tempo: 1h 24m 23s
Classificação: 20.º Geral (10.º Sénior Masc.)

Ritmo médio: 3m 58s / km
FC média: 161 bpm

As classificações podem ser consultadas aqui.

Na Mini Maratona, depois de muitos treinos, a Lili cumpriu - e bem - a distância. Acima de tudo acabou bem e com vontade de voltar.


Além da questão do percurso ficam apenas algumas notas para a organização em aspectos que, sendo de menor importância, têm que ser tidos em conta dado o profissionalismo da empresa organizativa.

Além da classificação individual justificar-se-ia uma classificação colectiva. Foram muitas as equipas que compareceram, com vários elementos e isso deve ser premiado. Neste particular o Clube de Atletismo de Ovar (CAO) teria ficado certamente bem posicionado.

Outro aspecto importante é cumprir com aquilo que dizemos. Não é pelo valor das coisas é mesmo por uma questão de integridade. No site indicavam que os participantes na Meia Maratona e na Mini Maratona receberiam uma garrafa de vinho do Dão.


No final da prova a Lili não só não teve direito a uma garrafa de vinho (é só para os atletas da Meia Maratona, disse quem as estava a entregar) como inclusivé lhe negaram uma maçã (pelos vistos alguns participantes da Caminhada tinham "abusado" das maçãs e, a partir de certa altura, as maçãs passaram também a ser apenas para os participantes da Meia Maratona). São pontos a rever e que não deveriam acontecer, tendo em conta o profissionalismo de uma organização destas.

Comentários

liliana disse…
Que manhã maravilhosa! Adorei correr na minha cidade!
Como sempre estás em grande forma e eu tenho muito orgulho em ti!
Parabens aos dois :) Venham muitas..
Beijos grandes