VI Duatlo da Ribeira de Ovar - 9.Julho.2011

A Ribeira de Ovar voltou a receber (pelo 6.º ano consecutivo) o Duatlo, organizado pela associação local em colaboração com a Federação de Triatlo.
Esta prova, de promoção (e, como tal, diferente do que é habitual, quer em relação à organização quer em relação aos participantes), contou com a participação de cerca de 50 atletas (exclusivamente do Norte do país) que proporcionaram bons e genuínos momentos desportivos.
Depois de no ano passado não ter podido participar nesta prova (estava a recuperar de uma queda sofrida na semana anterior), este ano vinha com vontade de fazer boa figura, não só porque a prova era na minha cidade, mas também para alegrar a minha claque de apoio (os meus colegas de treino do Atletismo) que aí se deslocou (e a quem desde já agradeço!).
A prova iniciou-se com 5 kms de corrida, divididos em 2 voltas, que incluíam uma passagem no pinhal e muitos metros por entre árvores e campos, num percurso agradável. A partida foi bastante rápida (alguns atletas mais novos saíram que nem flechas) mas, dado que pretendia alcançar um bom resultado, fui com os atletas da frente e à passagem pelo primeiro km (em 3' 04''!!!) já só estávamos 3 atletas na liderança (nunca tinha andado na frente de uma corrida...). No decorrer da segunda volta o atleta do CFV isolou-se na frente, o atleta do Galitos atrasou-se e eu fiquei ali no meio, na segunda posição. O resto são apenas kms, pois a classificação não viria a sofrer mais alterações até ao final.


O percurso de ciclismo (4 voltas que totalizavam 16 kms) era acessível e, apesar do trânsito não estar cortado (estava apenas condicionado) não me apercebi de problemas. Durante este segmento ainda forcei o andamento de forma a tentar chegar ao primeiro lugar mas foi em vão. A distância para o primeiro não se alterou (cerca de 20 segundos). Felizmente a minha distância para o terceiro também se manteve, pelo que o último segmento (2,5 kms de corrida - 1 volta) foi feito num ritmo mais controlado.
No final, ao cruzar a meta, a sensação foi estranha. Por um lado foi uma óptima prova e uma classificação nunca antes conseguida, mas por outro lado o facto do primeiro lugar ter ficado ali tão perto, a escassos segundos...


Em termos colectivos, após algumas indecisões relativamente às classificações (uma situação a rever pela organização), o Porto Runners conseguiu o 4.º lugar colectivo arrecadando mais uma taça para o seu espólio.

 (Pedro Lopes, Hugo Gomes e Jorge Carneiro)

Comentários

sica disse…
Parabéns pelo resultado, excelente.