II Triatlo Longo de Aveiro - S. Jacinto, 29.Maio.2011


Realizou-se este fim de semana, em S. Jacinto - Aveiro, a 3.ª (e ao que parece última) etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo. Esta bela localidade, plena de potencialidades para a modalidade, recebeu mais de 150 triatletas que cumpriram os 1,9 kms de Natação, 90 kms de Ciclismo e 21,1 kms de Corrida.
Depois de ter experimentado esta distância em Lisboa vinha a S. Jacinto com o objectivo de gerir melhor o meu esforço de forma a conseguir correr melhor e, consequentemente, melhorar o meu tempo. Longe de saber o que iria acontecer durante a prova, pensava que se me aproximasse das 5 horas seria bom, 4 h 59 m seria óptimo.



A Natação, não me correndo mal, foi perturbada pela minha falta de visibilidade e, consequente, má orientação. Alguns zig-zags, alguns segundos com a cabeça no ar à procura das bóias mas, ainda assim, um tempo bom para um nadador mediocre como eu. Depois de uma transição rápida seguiam-se 4 voltas de bicicleta entre S. Jacinto e a Torreira, num percurso plano mas com o vento contra a fazer-se sentir no regresso depois do retorno. A lamentar também a presença de inúmeros carros no percurso, ainda que controlados pela GNR.


Fiz um segmento controlado, alimentando-me convenientemente, reservando alguma energia para a corrida de forma a evitar o sofrimento de Lisboa.
No final do Ciclismo há um momento que viria a marcar esta minha prova. Alcancei o meu colega do Porto Runners, Telmo, que se debateu com alguns problemas na bicicleta. Ao passar por ele trocámos algumas palavras. Vou-te ajudar na corrida, prepara-te para bater o teu recorde, disse-me ele.



Fizemos toda a Corrida juntos, com o Telmo sempre a marcar o ritmo e a aguardar por mim quando eu me atrasava um pouco (Obrigado pelo apoio Telmo! Um abraço!). O percurso da corrida, constituído por 5 voltas, era muito desgastante, decorrendo quase na totalidade dentro da Base Aérea (mas bem medido, ao contrário de Lisboa que tinha menos 1 km). O ritmo inicial que impusemos (4 min./km) era, teoricamente, forte para mim. Contudo, eu ia à vontade, pelo que mantivemos o andamento. E assim fizemos durante toda a Corrida, com excepção dos últimos 3 kms, onde as forças me começaram a faltar e o ritmo baixou ligeiramente.
No final, após cruzar a meta e verificar o tempo da prova eu nem queria acreditar.
Nunca nos meus melhores sonhos eu pensei fazer este tempo. Pulverizei completamente o meu tempo de Lisboa, tirando-lhe mais de 27 minutos.
Aqui ficam os números.

Natação: 00:37:14
T1: 00:01:46
Ciclismo: 02:42:42
T2: 00:01:28
Corrida: 01:25:14
Total: 04:48:26
Classificação: 52.º Geral

Comentários

Rui Costa disse…
Quase meia hora a menos! Em grande!
sica disse…
Parabéns, é de facto uma evolução incrivel.
Eu reparei que vinham depressa e na última volta ainda me obrigaram a ir buscar o resto de energia que sobrava :-), para não ser alcançado.
Anónimo disse…
Muitos parabéns. Eu bem vi o vosso ritmo quando passaram por mim e pelo Pedro Quintela. Ele ainda me disse "Apanha o ritmo e vai com eles" mas meter uma mudança abaixo quando faltavam apenas duas voltas para acabar já não é para mim. Parabéns.

Pedro Vieira
liliana disse…
Amor,
Surpreendes-me sempre em cada prova!!! Nem acreditei quando vi o tempo que fizeste... 4h48?!!! Estou mesmo muito feliz por ti! Estás em grande forma!
MUITOS PARABÉNS!!
Beijo grande
Unknown disse…
Oi amigo. PARABENS!!!! És um exemplo a seguir por todos Hugo. Grande evolução. Com muito trabalho tudo se consegue. PARABENS tb ao Telo que é sempre um camarada á maneira nestas alturas. Isto é o espirito PR no seu melhor. FOrça nisso pessoal
Jorge Almeida disse…
Isto é fácil: Quem treina anda!! Mais nada!!! Estás de parabéns .... Foi uma prova brutal.
Luis Freitas disse…
Olá Hugo
Tinha falado contigo antes da prova, mas como não tinha os teus contactos, não sabia do resultado. No sábado passado o Jorge Almeida é que me disse que tinhas feito um grande resultado.

Excelente!!! PARABÉNS !